Desde que conheci a tecnologia aplicada ao Prius da Toyota fiquei fascinado com a ideia.
Para nós leigos, funciona assim:
o Prius foi essencialmente desenvolvido para fazer melhor uso da energia. Pode circular mais de 1000 km com um único depósito de combustível. Pode trabalhar apenas com recurso do motor elétrico desde que a velocidade não ultrapasse os 45 Km/h e a bateria esteja carregada, ou pode trabalhar apenas com o motor a gasolina, neste caso, fornecendo energia à bateria. E ainda, podem estar os dois a trabalhar em conjunto recorrendo à energia do motor de combustão e dando carga na bateria para impulsionar o motor elétrico. Quando se tira o pé do acelerador ou se freia, a energia desenvolvida é aproveitada pelo motor elétrico (agora funcionando como gerador) e transformada em energia elétrica para carregamento da bateria.
Caso fosse aplicada a tecnologia flex a esse modelo, poderíamos reduzir drasticamente o consumo de gasolina, especialmente em momentos de alta dos preços do petróleo, e o mesmo seria valido para momentos de alta nos preços do álcool, dando opções ao consumidor e estimulando o consumo de carros que tem pelo menos parte de sua matriz elétrica. O melhor de tudo, sem necessitar ligar na tomada, o que em países como EUA e China (que tem grande dependência da energia de usinas de carvão), poderia significar um estrago ainda maior para o meio ambiente.
O caminho para um mundo onde tenhamos soluções mais inteligentes ecologicamente para nossos netos, passa NECESSARIAMENTE por soluções que otimizem o BOLSO do consumidor. O discurso ecológico quando usado de maneira puramente filosófica não leva a lugar nenhum.
No filme De Volta para o Futuro II o Delorean (carro que viajava no tempo) teve sua versão plutônio do primeiro filme substituída por uma máquina de reciclagem que transformava qualquer lixo em energia para a propulsão.
A redução de dependência de combustíveis fósseis passa sem dúvida pela ampliação das opções de combustíveis para um mesmo carro, e não uma única matriz energética mágica. Os carros multi combustíveis deveriam ser incentivados, mas o Prius Flex já seria um passo no caminho ao Delorean.
Carmakers Unveil New Types of Hybrids
ResponderExcluirAlternative approaches replace the battery with compressed air or a flywheel.
FRIDAY, SEPTEMBER 30, 2011BY STUART NATHAN
http://www.technologyreview.com/energy/38730/?p1=A1