quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Impressão 3D de Materiais, a saída para a dependência das commodities.



Uma nova tecnologia capaz de imprimir peças, partes e até alguns produtos acabados, pode revolucionar as relações comerciais entre as nações.

Essa tecnologia que possibilita a impressão de partes produzidas dos mais diversos materiais inclusive de metais pesados, pode transformar o sistema produtivo em países exportadores de matérias primas.

Países detentores de matérias primas como minerais e petróleo que hoje exportam suas mercadorias brutas para serem transformadas em países que possuem maior tecnologia no processamento, e montadas em países com mão de obra mais barata ou mais qualificada, terão a oportunidade de "encurtar" a cadeia produtiva transformando a matéria prima em material acabado.

Além da redução óbvia de custo em função da diminuição de transportes e etapas de transformação, a tecnologia ainda permite a construção de peças mais eficientes e mais leves (como mostra a reportagem "Printing Parts" de Setembro/Outubro da revista Technology Review).
http://www.technologyreview.com/energy/38352/

Países como o Brasil deveriam investir de maneira intensiva em criar polos de transformação das suas matérias primas em partes e peças de alto valor agregado, mudando a dinâmica do mercado e a sua dependência de commodities.

Nenhum comentário:

Postar um comentário