domingo, 13 de junho de 2010

Futebol "americano"

Tive a oportunidade de acompanhar o inicio da Copa da África nos EUA e tenho que admitir que o destaque dado ao futebol (ou soccer como eles chamam por aqui) realmente me surpreendeu.
Primeiro pela cobertura completa da ESPN (alem dos canais latinos)
Segundo, a cobertura da mídia em geral. Assisti a uma entrevista de 30 minutos na CSPAN (canal especializado em política e economia) a respeito de um livro que narra o quanto o futebol explica o mundo.
Terceiro, e não menos expressivo, fui a um bar assistir EUA X Inglaterra e tenho que admitir que o clima não foi muito diferente de um jogo do Brasil no Brasil. Nesse mesmo bar assisti a final da MLB onde os Yankees foram campeões e não percebi a mesma atmosfera naquela ocasião.
Quando morei em Chicago, conversando com um americano fanático por esportes (inclusive soccer) perguntei a ele por que ele achava que o esporte não decolava nos EUA, e ele me disse que para a cultura americana era difícil se satisfazer com um jogo que acabava empatado, pior ainda, poderia acabar sem gols. Tenho que admitir que o 0X0 sempre me incomodou por me passar uma sensação que perdi meu tempo. O empate em gols muitas vezes reflete um jogo coberto de emoções, mas o 0X0 mata!
Ao longo dos anos vem se investindo milhões no desenvolvimento das bolas deixando-as mais leves para deixar o jogo mais agressivo, com muito pouca efetividade.
Então aí vai uma sugestão para a FIFA: Jogo terminado em 0X0 deveria acarretar 0 pontos para ambos os times, da mesma forma que a derrota. Com isso teríamos um estimulo a competitividade (a custo zero) e ainda ajudaríamos mais o esporte a se desenvolver num importante mercado como o americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário