terça-feira, 25 de outubro de 2011

O fim dos smartphones

O Lançamento do novo iPhone e a nova estratégia de preços da Apple marcam o fim do ciclo de vida dos smartphones (como conhecemos hoje). Com o objetivo de alcançar uma maior fatia de mercado, conquistando 1st time smartphone users, a Apple posiciona o iPhone 3Gs com plano de provedor de 2 anos a um preço de aquisição igual a 0.



Com a chegada do 3Gs a esse patamar de preços, o produto entra definitivamente na fase de declínio do seu ciclo de vida, apesar de trazer novidades nos modelos 4s. A grande mudança se refere à capacidade de armazenagem, diferencial competitivo pouco sustentável atualmente, e que deve ser rapidamente igualado ou até mesmo superado pelos concorrentes.



A estratégia da Apple, que cada vez mais se posiciona para dominar o mercado de entretenimento, usa o iPhone como um meio na busca para ampliar sua base de consumidores. Através da ampliação de opções de oferta do iPhone com preços para todos os bolsos de $0(zero) a $399 (bundling pricing) e ampliação do número de provedores/operadoras, a empresa busca ampliar sua base de clientes. Os aparelhos eletrônicos se consolidam cada vez mais como apenas um meio.

Com sua loja de Aplicativos com uma enorme variedade de aplicativos grátis ou de baixo custo e disponibilizando o conteúdo na nuvem, a Apple busca "amarrar" seus clientes no fornecimento de serviços. Com essa estratégia, a Apple que já possui uma base de clientes fiel e rentável, passa a brigar pelo mercado de massas gerando maior acesso aos smartphones e brigando cada vez mais pela venda de músicas, filmes, livros, jornais e revistas.

Existem inúmeras especulações na rede sobre quais seriam os futuros aparelhos para substituir o conceito do iPhone no futuro, alguns ainda com a foto de Steve Jobs (que infelizmente não está mais entre nós). As estimativas variam desde o iBoard, passando pelo iMat até chegar ao Invisible, entre outros.



Aproveitando essa deixa para um pouco de futurologia, particularmente sou fã do projeto desenvolvido pelo Indiano Pranav Mistry apresentado na palestra The thrilling potential of SixthSense technology que pode ser vista no TED talks http://www.ted.com/talks/pranav_mistry_the_thrilling_potential_of_sixthsense_technology.html.

Se o modelo de Mistry fosse desenvolvido pela Apple, provavelmente seria chamado iAm.

Seja qual for o iPhone do futuro, se vier novamente inovando e com uma gestão estratégica de preços eficiente, fará a Apple mais uma vez conseguir extrair o máximo do produto, (mesmo nafase de declínio) fidelizando seus clientes nos aplicativos e na nuvem, e vendendo muitas músicas, revistas, jornais e filmes. Vamos esperar...

3 comentários:

  1. Veja reportagem complementarda Technology Review....
    http://www.technologyreview.com/business/40321/

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  2. Mantendo a Brilhante estratégia de preços, Apple posiciona no lançamento do iPhone 5 na versão de 64GB a $399, a de 32GB a $299 e a de 16GB a $199 e agora o iPhone 4 está sendo vendido a custo 0 (apenas com a aquisição do contrato de 2 anos).

    Além disso o sistema IOS 6 vem com GPS (agregando valor).

    Suas ações devem continuar bombando por um bom tempo...

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  3. Muito legal a reportagem da The Economist dessa semana falando sobre a disputa entre Apple, Amazon, Google e Facebook, tantas vezes discutidas nesse Blog. Mais legal ainda é ver a revista relembrando Schumpeter e sua teoria, que fundamentaram a teoria que hoje apresenta o ciclo de vida dos produtos e que é a base da economia moderna.

    Segue o link para quem não leu
    http://www.economist.com/news/leaders/21567355-concern-about-clout-internet-giants-growing-antitrust-watchdogs-should-tread

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